Address
304 North Cardinal
St. Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Incenso – Para que serve e como usá-lo
Incenso “INCENDERE” em Latim, que literalmente significa “queimar”.
Por milênios a humanidade utilizou-se dos incensos, onde quer que estivesse presente, e trás a mesmo simbolismo, de modo geral:
Quando se queima um incenso, liberam-se no ambiente as moléculas naturais dos produtos utilizados em sua produção.
Essas moléculas são percebidas pelo nosso olfato, agindo em nosso cérebro, gerando processos químicos e causando efeitos pertinentes às propriedades dos materiais naturais de que são concebidos.
Esta queima significa a transformação da matéria em espírito numa completa sinergia entre carvão e especiarias e ervas, produzindo aromas maravilhosos.
O elemento fogo é o maior símbolo de transformação e purificação que existe, e está presente na queima do Incenso.
O carvão e as especiarias representam a união dos reinos mineral e vegetal, transformados pela ação da queima numa névoa esbranquiçada e altamente energizada e aromatizada.
Esta névoa simboliza o espiritual etéreo, onde transitam nossos pensamentos para que atinjam seus objetivos em seus devidos lugares.
Uma elaborada sinergia entre resinas vegetais, carvão, madeiras aromáticas, óleos essenciais, massala, protagonizam os incensos de qualidade.
Quando queimados, a névoa esbranquiçada transporta em si, a alma dos materiais usados, atuando sobre nosso consciente e subconsciente.
Trazendo desapego e purificação no ser e no ambiente, através da aromaterapia trás também tratamentos e curas para diversas enfermidades emocionais com seus efeitos terapêuticos.
Um dos principais benefícios atribuídos ao incenso é a purificação energética do ambiente, além da atração de boas energias.
Ele também pode facilitar as práticas de meditação e Yoga, pois colabora com a conexão – relaxando a mente, promovendo o foco e diminuindo a ansiedade.
Essa é uma das dúvidas que a maioria das pessoas tem: se o incenso pode fazer mal à saúde. A inalação de qualquer tipo de fumaça de forma excessiva e continuamente pode inflamar as vias aéreas, causando doenças a longo prazo.
Entretanto, falamos de uma exposição com grande frequência e em ambientes fechados, o que pode e deve ser evitado no uso de incensos.
De acordo com especialistas da área da saúde, a questão do incenso em excesso não é só a fumaça, como também a composição química usada no produto, já que algumas marcas contêm benzeno e aromas sintéticos.
Portanto, vale conferir a procedência do produto e como é a política ambiental do fabricante antes de comprar.
Muitas vezes as pessoas, erroneamente torcem o nariz para os produtos chineses, carregando aquele velho preconceito de produtos xing ling, baixa qualidade… e não é bem assim.
A China, Índia, Tailândia são as mais antigas e milenares na concepção de ervas aromáticas, resinas vegetais, óleos essenciais, incensos, etc…mas como qualquer lugar do mundo, existem os maus fabricantes e comerciantes que vendem produtos piratas, incensos, óleos, ervas e tudo mais, de péssima qualidade, produtos misturados com pós apenas para fazer volume, óleos misturados com produtos químicos.
Fiquem atentos ao escolher os produtos e sempre escolher uma versão mais natural como o incenso artesanal, mesmo que sofra algum processo de industrialização, como no caso dos “espaguetes” (foto acima) que são sem varetas e são 100% incensos naturais.
O processo de industrialização neste caso é para a forma espaguete, sem o uso da vareta. São frágeis e super suaves, não irritam como muitos incensos, mesmo os tradicionais.
Também é interessante redobrar os cuidados para que bebês e idosos não sejam expostos diretamente à fumaça, pois eles têm o sistema respiratório mais delicado e estão mais suscetíveis a reações alérgicas.
O fato é que não faz mal acender incenso com moderação e em local ventilado, pelo contrário.
Do ponto de vista energético, os incensos de boa qualidade podem trazer muitos benefícios para quem os consome.
Hoje são usados para aromaterapia, onde cada aroma possui sua indicação. Alguns podem agir como relaxantes que acalmam, outros como estimulantes diminuindo o estado de desânimo e cansaço, há os que auxiliam na concentração e nos estudos e têm os que despertam romantismo e sensualidade.
No próximo post mostraremos quais são os aromas, suas finalidades e os seus benefícios !!
As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.
Posts Relacionados
Nenhum post encontrado!