Leite Dourado

O leite dourado é uma bebida ancestral da medicina Ayurvédica da qual se ouvem cada vez mais benefícios, além de ser saborosa!

Leite Dourado: benefícios

O que é

Leite dourado (ou golden milk) é uma bebida tradicional da Índia (chamada de haldi doodh) que tem ganhado popularidade mundial. Tem como ingrediente principal a cúrcuma (ou açafrão-da-terra, Curcuma longa), cuja cor amarelada dá nome à bebida. A cúrcuma é usada há milênios na medicina tradicional asiática (Ayurveda, etc.) como condimento, corante e para fins terapêuticos. (NCBI)


Benefícios para a saúde + o que a ciência mostra

Aqui estão os benefícios frequentemente atribuídos ao leite dourado, junto com o que estudos metabólicos ou clínicos recentes apontam:

Benefício AllegadoEvidências científicas recentes / o que se sabe
Propriedades anti-inflamatóriasA curcumina, composto ativo da cúrcuma, tem efeito anti-inflamatório bem documentado. Revisões sistemáticas indicam que ela pode reduzir dor e marcadores inflamatórios em pessoas com artrite, por exemplo. (Healthline)
Ação antioxidanteEstudos mostram que cúrcuma é rica em antioxidantes, que ajudam a neutralizar radicais livres e proteger contra certos danos celulares. (NCBI)
Melhora de função articular / alívio de dor em artriteHá meta-análises de ensaios clinícos randomizados mostrando que extratos de cúrcuma ou curcumina podem reduzir dor e rigidez articular em osteoartrite. (PMC)
Saúde gastrointestinalA cúrcuma tem sido usada para condições digestivas (indigestão, inflamação intestinal etc.). Evidência experimental + alguns ensaios em humanos apontam benefícios. (NCBI)
Perfil lipídico / saúde cardiovascularAlguns estudos indicam que cúrcuma pode ajudar a reduzir “colesterol ruim” (LDL) e triglicerídeos, melhorar função endotelial, diminuir riscos cardiovasculares. (Healthline)
Melhora imunológicaAs propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da cúrcuma apoiam, de modo geral, um ambiente corporal mais resistente a infecções. No entanto, reforço real de sistema imunológico em humanos ainda precisa de mais estudos controlados. (Harvard Health)
Proteção hepáticaHá estudos pré-clínicos e alguns dados sugerindo que a cúrcuma tem efeito hepatoprotetor (protege o fígado de toxinas e estresse oxidativo). Mas deve-se tomar cuidado com doses elevadas ou suplementação sem orientação. (NCBI)

Limitações e cuidados

  • A biodisponibilidade da curcumina é baixa por si só: ela é pouco absorvida, se metabolizada rapidamente. Para aumentar a absorção, costuma-se combinar cúrcuma com pimenta-do-reino (pimenta preta, pela piperina) e gordura (óleo, leite integral ou vegetal com teor de gordura). (Harvard Health)
  • Embora seja segura em quantidades culinárias, doses muito altas (suplementação, extratos concentrados) podem causar efeitos adversos em algumas pessoas, como desconforto gastrointestinal ou interações com medicamentos. (Hopkins Medicine)
  • Não é um “remédio mágico”: os estudos são promissores, mas para quase todas as condições ainda são necessárias mais pesquisas de alta qualidade, especialmente a longo prazo.

Receita revisada

Aqui vai uma sugestão de receita um pouco ajustada, para otimizar os benefícios, especialmente em termos de absorção:

Ingredientes:

  • ½ xícara de água
  • ¼ colher de chá (ou mais ½ colher de chá, se quiser sabor mais forte) de cúrcuma em pó
  • 1 xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal ou de vaca, de sua preferência)
  • 1 colher de chá de óleo de coco (ou outra gordura saudável)
  • Uma pitada de pimenta-do-reino moída (para ajudar na absorção da curcumina)
  • Adoçante natural a gosto (mel, xarope de agave, etc.)

Modo de fazer:

  1. Numa panela pequena, aqueça a água e a cúrcuma em pó, mexendo bem para dissolver.
  2. Deixe ferver por cerca de 5-10 minutos em fogo médio-baixo, para que a cúrcuma libere seus compostos ativos.
  3. Adicione o óleo de coco (ou outra gordura) e a pitada de pimenta. Misture bem.
  4. Em seguida, acrescente o leite e o adoçante (se usar), reduza o fogo e espere quase ferver, mexendo sempre.
  5. Retire do fogo, coe se desejar textura mais lisa, e sirva quente ou morno, de preferência após as refeições ou à noite.

Quando consumir / para quem pode ser útil

  • Ótimo para dias frios ou para relaxar à noite
  • Para pessoas com dores articulares, inflamações crônicas leves
  • Para quem busca alternativas naturais para fortalecimento geral, desde que faça parte de uma dieta equilibrada
  • Grávidas, pessoas com doenças hepáticas, ou em uso de medicamentos anticoagulantes deviam consultar médico antes de usar extratos ou em doses elevadas

Todos os produtos desta receita você encontra em nossa loja parceira Magalu na seção alimentos naturais e condimentos. Entre e fique a vontade para pesquisar estes e outros que possam lhe interessar: Magazine WB

🌿 Descubra a Beleza Vegan: cosméticos 100% veganos, naturais e livres de crueldade! Cuide da sua pele e do planeta com fórmulas eficazes e sustentáveis. ✨ Experimente agora! 💚 #BelezaVegan #CrueltyFree
Cupom PRIMEIRA15 para desconto de 15% na sua primeira compra!

Posts Relacionados