Aromaterapia em ambientes e na saúde

Aromaterapia em ambientes e na saúde

Aromaterapia em ambientes e na saúde

Na Europa, mais particularmente na França, a Aromaterapia é uma ciência muito conhecida e usada no cotidiano das pessoas. É a terapia suave que mais cresceu nos últimos 10 anos, e faz grande parde do estilo de vida de cada vez mais pessoas ao redor do mundo.

A indústria farmacêutica e cosmética a utilizam cada vez mais em suas formulações, tendo os óleos essenciais como os agentes principais.

Grandes marcas de cosméticos, mundialmente conhecidas, propagam aos quatro ventos, a eficácia extraordinária dos Óleos Essenciais.

Aqui, eu trago para vocês uma breve introdução à essa ciência maravilhosa.

A Aromaterapia em 10 Frases:

  1. A Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que possui várias

finalidades terapêuticas, sejam elas preventivas, curativas, relaxantes, estéticas, de conforto e bem-estar.

  1. A Aromaterapia é um ramo especializado da fitoterapia que trabalha apenas com a parte do mundo vegetal que possui aroma.
  2. A Aromaterapia científica ou Aromatologia é uma ciência que estuda os óleos essenciais, baseando-se em uma metodologia rigorosa e em dados científicos confirmados em laboratórios.
  3. O óleo essencial é o componente olfativo encontrado na planta odorante e compõem o seu sistema de defesa.
  4. Os óleos essenciais podem ser extraídos de várias maneiras, a principal delas é a destilação a vapor d´água em alambique.
  5. Por serem muito concentrados e ativos, os óleos essenciais devem ser usados com conhecimento, cuidado, critério e parcimônia.
  6. Aplicado sobre a pele, o óleo essencial é rapidamente absorvido, entra em contato com o circuito sanguíneo e, por meio dele, atinge todo o organismo. Isso ocorre em poucos minutos
  7. Para responder às diversas demandas terapêuticas, a Aromaterapia usa os óleos essenciais de acordo com as suas diferentes moléculas bioquímicas que possuem atuações específicas no organismo.
  8. Deliciosamente perfumados, os óleos essenciais permitem que a Aromaterapia seja igualmente utilizada para atuar sobre o bem-estar emocional – característica não pode ser desprezada, tendo em vista que grande parte das doenças têm fundo emocional.
  9. Os óleos essenciais são extraordinários presentes terapêuticos, que nos oferece a natureza, para cuidar da saúde, beleza e bem-estar das pessoas.

Conclusão:

A Aromaterapia é uma ciência que merece ser conhecida e introduzida em nosso cotidiano.

São inúmeros os estudos científicos realizados em todo o mundo nas mais diversas e renomadas universidades.

É muito valoroso podermos nos cuidar com produtos tão nobres, eficazes e

naturais !

Aromaterapia em ambientes

Para manter a casa com um aroma agradável, sem precisar recorrer aos habituais sprays perfumados e incensos, que tal unir o útil ao agradável e aplicar a aromaterapia nos ambientes? Trata-se de uma arte que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas, flores e raízes que promovem os equilíbrios físico, mental e espiritual, além de prevenir doenças.

— Os óleos essenciais vão além da mera função de perfumar o ambiente. São totalmente naturais e tem ação terapêutica, podendo aliviar o estresse, purificar o ar ou repelir insetos. Para cada cômodo ou finalidade, existe um aroma.

O mercado oferece vários produtos que também são decorativos: difusores a vela ou varetas, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira e sachês são algumas das opções disponíveis. Mas quem não quiser gastar cerca de R$ 70 com um difusor de vareta, temos uma receitinha caseira que proporciona o mesmo efeito terapêutico:

— Pode-se colocar 100ml de álcool de cereal com dez gotas do óleo essencial desejado num vaso bonito, com varetas de churrasco, ou colocar folhas secas numa travessa bonita e gotejar o óleo. As gotas duram duas horas.

Embora reconheça os efeitos da aromaterapia, o alergista Marcelo Bossois não recomenda a aplicação da técnica em casa de alérgicos:

A fragrância entra em contato com a mucosa sensível do nariz e piora o quadro de alergia.

Um cheiro para cada cômodo, como sugestão e afinidades

Sala

Como é um ambiente onde há interação social, os aromas indicados são os de manjericão, hortelã-pimenta (que tira o cheiro do tabaco) e os cítricos, como os óleos de limão, tangerina, pois proporcionam alegria, harmonia e aconchego.

Cozinha

O de citronela afasta moscas. No dia a dia, os aromas mais recomendados são os de temperos, como alecrim, cravo, orégano e canela.

Quarto

Se a intenção é ter algo afrodisíaco, o indicado é o óleo de ylang-ylang. Para ter um sono melhor, o de lavanda, pois é mais relaxante. Em quarto de quem tem rinite, bronquite ou sinusite, pode-se usar óleo de eucalipto ou hortelã, descongestionantes.

Banheiro

Os óleos de capim-limão amenizam os odores típicos de banheiro. Pode-se fazer também uma mistura com menta.

Escritório

Óleos de limão, grapefruit ou hortelã são odores com as seguintes propriedades: organizar o pensamento, clarear a mente, e auxiliar a criatividade e a memória.

As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.

Posts Relacionados

Nenhum post encontrado!