Address
304 North Cardinal
St. Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Quais são os benefícios do mar? É o destino favorito nas férias para grande parte dos brasileiros e não é exagero dizer que o mar acalma e faz bem para a saúde.
É bem sabido que o contato com a natureza traz muitos benefícios para os seres humanos, como já mencionamos antes. Trilhas, florestas, acampamentos: é sempre bom olhar para as nossas raízes e entender que fazemos parte do mundo, não que estamos à parte dele.
O mar não é exceção. O lugar de origem de toda a vida na Terra ainda exerce um fascínio enorme sobre muitas pessoas, e com razão. Afinal, não é água com açúcar que acalma, é água com sal. E o mistério é tanto que há uma máxima científica que estabelece: conhecemos mais do espaço sideral do que dos nossos oceanos. O fundo do mar esconde muitas incógnitas.
Além de tantos poemas, livros, quadros e filmes sobre o mar, será que há algum benefício real em dar um mergulho na água salgada da praia? A resposta pode parecer óbvia, mas sim, sentimos os benefícios cada vez que entramos, pé ante pé e com medo da hora que a água gélida chega ao umbigo, nessa imensidão azul.
Benefícios do mar
Um deles é para a pele. Os minerais presentes na água do mar ajudam a combater os sintomas da psoríase e até da acne. Mas os dermatologistas recomendam o banho de chuveiro após a praia para evitar problemas com o ressecamento e possíveis alergias que o sal do mar pode causar.
Soluções contendo água e sal são muito usadas pela indústria farmacêutica como descongestionante nasal. Pois bem, o mar é uma dessas soluções em um nível exorbitante. Não resolve problemas como a sinusite ou a rinite, mas alivia tanto quanto qualquer remédio.
O próprio ato de ir à praia é universalmente visto como relaxante. O chamado “espaço azul”, a combinação fascinante entre as cores do céu e do mar, tem o poder de nos colocar em um estado comparado ao da meditação. A criatividade aflora, a tranquilidade prevalece e, assim, até a saúde mental é beneficiada.
Também é possível praticar atividades esportivas no mar, com todos os benefícios conhecidos e reservados a elas. O nado, por exemplo, é bem diferente do que é feito em piscinas, mas tão benéfico quanto. O preparo e as condições são diferentes e devem ser levados em conta, mas os benefícios para o corpo e a mente são semelhantes.
No quesito do esporte, existe um que só pode ser praticado no mar: o surf. Estreante nas últimas Olimpíadas, em Tóquio, a modalidade é conhecida e amada por pessoas do mundo todo com suas pranchas e cabelos parafinados. Além das descargas de endorfina tão importantes para qualquer atividade física, o surf aumenta a resistência e, principalmente, o equilíbrio, oferecendo também a oportunidade de conhecer mais sobre o mar.
Se o objetivo principal é adquirir conhecimento, o mergulho é imbatível. Desde que sejam usados os equipamentos adequados e se tenha a instrução necessária, mergulhar é uma excelente oportunidade para observar toda a vida submersa nos 70% do planeta que são ocupados pelo mar. Além disso, o mergulho pode ser benéfico para aumentar a resistência, a resiliência e a capacidade pulmonar.
Outras atividades, como stand up paddle e windsurf, também podem ser divertidas e uma maneira de se conectar com o mar. Embora exijam outros tipos de equipamentos e preparação, a diversão em si já traz benefícios, como a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar.
A natureza é nossa mãe e o mar é nossa primeira casa. Apesar de tentarmos negar esses fatos como espécie, os efeitos que a natureza e o mar exercem sobre nós são muito poderosos, podendo até mudar toda a vida de uma pessoa. A praia em si sempre parece convidativa e acolhedora. Então, na próxima vez que você estiver na praia, faça um favor a si mesmo: tome um banho de mar e deixe que todos os seus problemas sejam levados pela maré.
As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.
Posts Relacionados
Nenhum post encontrado!