Address
304 North Cardinal
St. Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Alguns Benefícios da Calêndula
Calêndula (Calendula officinalis) é uma planta de propriedades medicinais pertencente à família Asteraceae, também conhecida como maravilha e margarida dourada. A calêndula é nativa da África central e foi trazida e disseminada no Brasil em meados do século XVIII. Ela pode ser utilizada como planta medicinal, tendo ação cicatrizante e outros benefícios, que são aproveitados principalmente na forma de óleo e produtos naturais.
Para que serve o óleo de calêndula
O óleo de calêndula é extraído diretamente das flores da Calendula officinalis e é capaz de ser funcionar como tratamento complementar ou alternativo.
Ele é feito por meio da infusão de flores de calêndula em um óleo transportador. Pode ser usado sozinho ou para fazer pomada e creme. Mas a Calendula officinalis também apresenta benefícios na forma de tintura, chá e cápsulas.
O óleo de calêndula possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que podem torná-lo útil na cicatrização de feridas, alívio de eczema e assaduras causados pelo uso de fraldas. Ele também pode ser usado como antisséptico. Além disso, ajuda a melhorar a aparência da pele.
Sete benefícios do óleo de calêndula
Protetor solar
O óleo de calêndula pode ser uma opção de proteção solar. Um estudo feito em laboratório chegou à conclusão de que o óleo de calêndula tem propriedades Fator de Proteção Solar (FPS) como uma mistura de creme.
Feridas
O óleo de calêndula pode acelerar a cicatrização de feridas. Uma pesquisa concluiu que o uso de pomada de aloe-vera ou calêndula, junto com o tratamento padrão, acelerou o tempo de recuperação da episiotomia.
No estudo, mulheres que usaram a pomada a cada oito horas durante cinco dias apresentaram melhora nos sintomas de vermelhidão, inchaço e hematomas. Adicionar pomada de aloe-vera ou calêndula ao tratamento padrão melhora a sua eficácia.
Acne
Algumas pessoas usam óleo de calêndula para tratar a acne. Um estudo feito em placas de petri mostrou que o extrato de calêndula pode ser útil no tratamento e prevenção da acne superficial. Você também pode tentar lavar o rosto usando óleo de calêndula.
Eczema
Um estudo descobriu que o óleo de calêndula pode ajudar a aliviar a dor da dermatite em pessoas que recebem radiação para tratar câncer de mama.
Assaduras
O óleo de calêndula também pode ajudar a aliviar assaduras causadas pela utilização de fraldas. Um estudo concluiu que a pomada de calêndula feita a partir do óleo da planta foi significativamente benéfica no tratamento de assaduras.
Para aliviar assaduras, outra opção é tentar aplicar uma pequena quantidade de óleo de calêndula puro ou misturado com aloe-vera na área afetada algumas vezes por dia.
Psoríase
As propriedades curativas de feridas do óleo de calêndula podem torná-lo uma boa escolha no tratamento da psoríase, mas ainda não há nenhuma pesquisa sobre isso. Você pode tentar aplicar óleo de calêndula ou bálsamo na área afetada algumas vezes por dia.
Aparência da pele
O óleo de calêndula pode melhorar a aparência geral da pele. Um estudo concluiu que um creme contendo extrato de calêndula pode promover a hidratação e firmeza da pele.
Também é especulado que a calêndula pode ajudar a tratar a dermatite de contato, o que inclui reações à hera venenosa.
Atenção
A Calendula officinalis é considerada uma planta segura, entretanto é preciso evitar a calêndula se você é alérgico a plantas da família Asteraceae Compositae. Não use calêndula se estiver gestante ou amamentando.
Evite tomar calêndula por via oral, pelo menos, duas semanas antes de qualquer cirurgia programada, pois pode causar sonolência. Não tome por via oral em combinação com qualquer tipo de droga sedativa.
Por: eCycle
As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.
Posts Relacionados
Nenhum post encontrado!