Address
304 North Cardinal
St. Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Movimento contrário ao trabalho em excesso entre jovens chineses é um fenômeno que vem se alastrando para outros países em virtude da falta de direitos dos trabalhadores em relação à carga de trabalho de alta performance cada vez mais crescente. Isto vem de mãos dadas com a precarização do trabalho.
E motivos não faltam, como: a descrença em um futuro melhor, em razão do alto custo atrelado a uma boa qualidade de vida, como comprar apartamento em grandes cidades e uma grande variedade de bens de consumo.
Para reagir a um cenário de frustração com o futuro e desilusão com o mercado de trabalho e as condições de vida, jovens chineses adotam um novo estilo de vida para dar às costas a uma cultura que prega o alto desempenho e trabalho duro, sem que haja uma contrapartida financeira à altura. Acompanhe o artigo para saber mais sobre isso. Boa leitura!
Ascensão desse estilo de vida
Tang ping, bai lan e o mínimo de esforço possível
A reação dos jovens chineses a esse cenário de incertezas e frustrações com futuro se chama tang ping, que em português significa “deitado”. O termo se tornou tão popular na China que foi uma das 10 palavras mais buscadas na China em 2021. A filosofia por trás do termo tang ping consiste em fazer o mínimo durante o horário de trabalho e rejeitar qualquer excesso de carga horária ou demandas extras e reflete a decepção e estresse percebidos pelos jovens adultos.
Outro termo relacionado a esse fenômeno também ganhou reconhecimento na China e se chama ban lan, cuja tradução significa deixar apodrecer. O ban lan tem como plano de fundo a recusa pelo esforço para crescer na vida por não ver motivo em fazê-lo, refletindo desesperança de melhoria futura.
Cenário econômico é o principal motivo da desilusão entre os jovens
A China é marcada pela alta competitividade e alta exigência tanto no mercado de trabalho quanto nos estudos. No entanto, em decorrência das incertezas provocadas pela COVID-19, os jovens sentem cada vez mais dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. Para ter uma noção do cenário, entre os jovens chineses até 24 anos, a taxa de desemprego alcançou o percentual de 20% em julho deste ano, contra 5,6% da taxa de desemprego nacional.
Diante desse cenário, algumas pessoas relatam uma busca pela fuga da realidade, o que se traduz em ficar deitado o dia inteiro como forma de esquecer a realidade e de se contrapor à definição de sucesso que requer a compra de um apartamento, bom emprego e constituição de família.
Movimento contrário ao trabalho em excesso de alta performance entre os jovens
Por Agência Texty
As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.
Posts Relacionados
Nenhum post encontrado!